(21) 2267-6439 | (21) 2522-3834

Slide
Slide

Dicas

Cuidados de estética e beleza

Na Clínica Dra. Wallame Zuyde você encontra os mais modernos tratamentos dermatológicos e de estética. Agende sua consulta.

Mesolifiting: um novo tratamento para o rejuvenescimento

Em meio a tantos tratamentos oferecidos para melhorar a aparência, destacamos uma boa opção de tratamento estético: um tratamento de recomposição da integridade da pele, otimizando principalmente a sustentação do “arcabouço” facial, podendo assim ser realizado junto aos preenchimentos e tratamentos com toxina botulínica.

Mesolifiting é um lifiting feito através da mesoterapia (ou intradermoterapia). A palavra inglesa “lifting” significa levantar, sustentar.

As substâncias utilizadas no mesolifiting mais consagradas no mundo são o DMAE, o ácido hialurônico não reticulado; o trissilinol, ácido glicólico; e a Vitamina C.

O tratamento com mesolifiting deve ser indicado segundo a escala de Glogau, que classifica a pele de acordo com o fotoenvelhecimento em quatro níveis:

  • Glogau 01 | Leve – Idade: 20 a 35 anos. Pele sem ceratoses solares, poucas rugas. Faz uso de pouca maquiagem. Indicação: 01 vez ao ano
  • Glogau 02 | Moderado – Idade: 35 a 45 anos. Rugas finas, leve descoloração amarelada da pele. Faz uso de pouca maquiagem. Indicação: 02 vezes ao ano
  • Glogau 03 | Avançado – Idade| 45 a 60 anos. Rugas presentes em repouso, discromias e telangectasias. Faz sempre uso de maquiagem para esconder as lesões. Indicação: De 03 em 03 meses
  • Glogau 04 | Severa – Idade entre 60 e 75 anos. Há ceratoses actinicas, pele de coloração amarelo acinzentada, rugas por toda parte. A maquiagem não cobre as lesões. Indicação: 01 vez por mês

Preenchimento ácido hialurônico

O preenchimento das rugas faciais com ácido hialurônico, a partir dos 35 anos em geral, tem duas principais indicações objetivas:

A primeira, por proporcionar uma aparência mais jovem e esteticamente harmônica, retardando assim, em muitos casos, a indicação do lifting facial cirúrgico.

A segunda refere-se à complementação do lifting facial cirúrgico, pois o mesmo não corrige rugas de expressão, sulcos e rugas finas. Tais situações necessitam do uso de preenchedores  faciais.

A aplicação é rápida, feita no consultório, durando de 15 a 30 minutos. A anestesia local é dispensável na maioria dos casos, mas para as pessoas mais sensíveis à dor, pode ser usada uma pomada anestésica ou mesmo o bloqueio anestésico com lidocaína.

As principais indicações são o preenchimento do sulco nasolabial, das rugas glabelares (entre as sobrancelhas), das rugas frontais periorbitais (pés de galinha) e periorais, e também o aumento do contorno e do volume dos lábios.

O ácido hialurônico, por ser uma substância de preenchimento, suaviza as rugas mais profundas e pode melhorar quase totalmente as rugas mais superficiais e o efeito é imediato após a aplicação.

Após a aplicação, a área tratada fica vermelha e um pouco inchada, o que pode durar de um a dois dias. A duração do efeito é individual e depende de muitos fatores, como o tipo de pele, a idade do paciente e até mesmo o estilo de vida. Em média, os resultados se mantêm até um ano.

O uso da toxina botulínica tipo A para o tratamento de rugas de expressão é atualmente um procedimento bastante popular. Por esse motivo, é importante conhecer mais detalhes sobre esse tratamento, que deve ser única e exclusivamente realizado por médico especialista, habilitado na técnica de aplicação.

O tratamento com a toxina botulínica tipo A não vai mudar radicalmente a sua aparência ou deixá-lo sem expressão. Também não vai fazer com que você pareça 10 anos mais jovem, mas vai amenizar as suas linhas de expressão.

O que é a toxina botulínica tipo A?

É uma substância de origem biológica, cuja eficácia e segurança para uso em humanos já foi comprovada por diversos trabalhos científicos. Na atualidade, a toxina botulínica tipo A é utilizada não somente para o tratamento de rugas, mas também para o tratamento da sudorese excessiva e de diversos distúrbios neurológicos, como estrabismo, blefaroespasmo, espasticidade,…

Como é realizado o procedimento?

A toxina botulínica tipo A é apresentada na forma de pó que necessita ser diluído, ou seja, transformado em líquido antes da aplicação. A substância é injetada diretamente no músculo responsável pela formação da ruga que será tratada, através de injeções com finas agulhas, causando seu relaxamento muscular. O médico especialista é o profissional que avaliará cada paciente individualmente para determinar a melhor opção de tratamento e a melhor técnica de aplicação para cada paciente.

O procedimento dói?

A aplicação é rápida e praticamente indolor. Uma leve sensação de desconforto pode ser percebida, porém isso está diretamente relacionado à sensibilidade de cada paciente. Para aqueles pacientes mais sensíveis à dor, o uso de um anestésico tópico local pode ser indicado.

Qualquer ruga pode ser tratada com toxina botulínica tipo A?

Não, como todo procedimento médico, a aplicação da toxina tem indicações precisas e quando necessário deve ser combinada com outras técnicas. A toxina botulínica tipo A está indicada somente para o tratamento das rugas de expressão, ou seja, aquelas rugas causadas pela ação dos músculos faciais. As rugas mais comumente tratadas são as rugas da testa, os vincos entre as sobrancelhas, os pés de galinha etc.

A toxina paralisa a musculatura tratada?

Não. A toxina botulínica tipo A é um relaxante muscular. Esse relaxamento pode ser mais ou menos intenso, dependendo da dosagem do tratamento. A técnica de aplicação individualizada para cada paciente considera as necessidades clínicas, os desejos e os objetivos de cada tratamento, esclarecidos durante a consulta pré-procedimento, permitindo ao médico especialista buscar os melhores resultados para cada caso. As tendências atuais buscam manter o rosto mais natural, sem prejudicar a expressividade. Isto é totalmente possível através do ajuste da técnica de aplicação.

Como age?

Os primeiros efeitos do tratamento com a toxina botulínica tipo A serão observados entre 48-72 horas após o procedimento, atingindo resultados máximos em aproximadamente 15 dias. O efeito total do tratamento dura aproximadamente 04-06 meses, dependendo do metabolismo de cada paciente, dose de tratamento e técnica de aplicação.

Quais são os cuidados pós-procedimento?

A aplicação da toxina botulínica tipo A é um procedimento não cirúrgico realizado em ambulatório médico e não exige hospitalização. O paciente é imediatamente liberado para suas atividades, sendo orientado somente a evitar deitar-se e praticar exercícios físicos nas quatro horas seguintes ao procedimento.

Avalie nossa empresa no GuiaMais.com